Alguém lhes explica?

Desde há alguns anos que publicitários e consumidores assistem com interesse e curiosidade à batalha pelo mercado das cervejas, disputada taco a taco pela Super Bock (Unicer) e pela Sagres (Centralcer). No princípio, existia uma colagem fortíssima da Super Bock ao Norte e à cidade do Porto em particular, e da Sagres a Lisboa ou ao Sul.

Cedo perceberam os marketeers das duas empresas que o pipeline de crescimento estava no mercado dominado pelo seu concorrente, tendo criado estratégias com a finalidade de globalizar a marca, retirando-lhe componentes locais ou mesmo filosoficamente tribais. Chegaram a estar em investimentos puramente cruzados, com o Super Bock Super Rock a realizar-se só em Lisboa e a Sagres a canalizar os investimentos mais importantes para o Porto e para a sua Queima das Fitas. A fase seguinte e mais recente é de maior racionalidade. As marcas investem os seus budgets de publicidade em formatos nacionais com estratégias maduras, que vão sendo complementadas com side-stuff, como o lançamento de novos sub produtos debaixo do umbrella, patriocínio de eventos experenciais e outros veículos complementares.

É neste cenário que recebi com estranheza duas noticias que a Centralcer cedeu ao mercado no mesmo dia. Por um lado, a decisão de patrocinar a camisola do Benfica, não fazendo o mesmo nos outros dois grandes do futebol português, correndo riscos de ser um novo Parmalat. Por outro, a vontade expressa publicamente de acabar com a maior proximidade que a Super Bock consegue ter no público regionalmente mais a Norte. Alguém lhes explica o significado da palavra coerência?

Publicada porSilva à(s) 08:12  

1 comentários:

Anónimo disse... 21 de janeiro de 2009 às 08:36  

Há anos que me recuso terminantemente a beber cerveja sagres. Além de que é muito inferior à super bock. Se vou a algum restaurante e me dizem que só têm sagres, então digo que prefiro beber água, mas que seja do norte...dos mouros não quero nada.

Enviar um comentário