Paradoxo nos Preços
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Parece consensual que os preços vão subir pouco ou nada. Um consenso forçado, porque apesar da taxa de juro ter descido, o custo do dinheiro cresceu, fruto de alterações em ratings e spreads. No entanto, do FMI à CE, dos jornalistas aos especialistas em Economia, do BdP ao Governo, ninguém parece ter dúvidas: a inflacção está controlada e terá valores reduzidos.
Não é tudo. 2009 será o ano em que muitos operadores aproveitarão para fazer crescer as margens – sobretudo aqueles onde estas são tradicionalmente baixas e discutidas no mercado de forma intensa. O caso mais óbvio é o dos produtos alimentares de marcas brancas/próprias, cujos markups já começaram há muito e se vão prolongar em 2009. As operadoras de telecomunicações aumentarão em 2,5% os seus pricings e reduzirão os markdowns de campanhas horizontais. O exemplo mais importante chegará da electrónica de consumo, onde os fabricantes e os retalhistas especializados deverão aumentar as margens médias e atenuar o skimming como forma de compensar a quebra de rotação. Aplicável a outros sectores da economia, este aumento por posicionamento é um paradoxo em ano de controle esperado de preços. Falta saber se tem relevância no panorama da economia real como um todo.
Publicada porSilva à(s) 00:55
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